coletiva
“O que a gente quer é respeito, é outra reforma que inclusive já vinha sendo debatida com estudantes e professores”, disse Matheus dos Santos, presidente da UPS, durante coletiva de imprensa realizada pelos estudantes na tarde de ontem.
Depois de uma grande manifestação contra a MP do Ensino Médio, em Curitiba, com a presença de mais de dois mil secundaristas, foi realizada uma coletiva de imprensa, na sede da APP Sindicato. Além de informarem que já são mais de vinte escolas ocupadas em todo o estado do Paraná, os estudantes explicaram o que vem motivando as ocupações.
“São os estudantes espontaneamente que estão organizando as ocupações sem a interferência da UPES ou qualquer outra entidade, “explicou Matheus. O objetivo principal, segundo ele, é que a MP seja retirada e que se reinicie amplo debate sem pressa com os maiores envolvidos: professores e estudantes.
Ao serem questionados pela imprensa que reforma eles querem, os estudantes foram enfáticos: “Queremos ser respeitados. Não é O GOVERNO que decide em gabinete quais disciplinas ficam e saem. Temos que ser ouvidos” E, não ficou de fora, também críticas ao Governo do Estado do Paraná, que está propondo para o dia 13/10 uma web conferência para debater a proposta. “Isso é um absurdo. Discutir nosso futuro, o futuro da escola por web conferência e em um dia! Estamos esperando se recebidos pela Secretária de Educação e pelo Governador.”, afirmou Matheus.
A primeira ocupação dos estudantes começou na segunda feira (03/10/16) à noite, no Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais. Desde então, outras dez escolas foram ocupadas no município, e também em Fazenda Rio Grande, Maringá e Ponta Grossa.
Texto: Ana Carolina Caldas